Resultado de Exame Laboratoriais:

Perguntas Frequentes

Se fizer um teste que vai colher várias vezes, vou ser puncionado várias vezes?

Não, o Diagnost utiliza um material chamado Scalp. Com ele, só é necessário puncionar apenas uma vez.

Como posso colher a urina do meu bebê?

Existe um coletor especial para bebês fornecido pelo Diagnost.

A coleta da criança é feita com o mesmo material dos adultos?

Não, o Diagnost utiliza tubos menores e agulhas mais finas para as crianças.

Alguns exames necessitam de uma dieta especial?

Sim, é importante fazer uma consulta com os atendentes do Diagnost.

A coleta da urina de 24 horas necessita de conservante?

Nem todo exame de urina de 24 horas necessita de conservante. Para os que precisam, deve-se solicitá-lo ao Diagnost e misturá-lo com a urina no coletor apropriado, que também é fornecido.

A urina de 24 horas deve ser armazenada na geladeira?

Sim. Em alguns tipos de exames não é obrigatório, no entanto, existem exames que terão seus resultados prejudicados se a urina não for refrigerada. Consulte o Diagnost.

Posso colocar fezes na geladeira e entregar no dia seguinte?

Sim, menos para o Baerman. Este exame necessita de fezes recentes que não podem ser colocadas na geladeira.

Por que, às vezes, após a coleta do sangue, o local fica roxo?

O hematoma (extravasamento de sangue para fora da veia) ocorre em virtude de o paciente usar algum medicamento que altera a coagulação do sangue, possuir veias finas, delicadas, com muita pressão e da falta de boa compressão no local da punção. Se o hematoma ocorrer nas primeiras 24 horas após a coleta, coloque uma bolsa de água quente no local.

Fazer exame de sangue dói?

Normalmente não dói, já que o procedimento é rápido. Contudo, a ausência ou não da dor depende da sensibilidade de cada pessoa e da competência do técnico de coleta.
No Diagnost, caso o cliente solicite, utiliza-se um anestésico tópico. Ao ser aplicado 30 minutos antes da coleta, o medicamento diminui o desconforto do exame para o paciente.

E para o exame de urina, tem de ser a primeira do dia?

Sim, caso o seu médico solicite. Do contrário, a urina poderá ser colhida em qualquer hora do dia. O ideal para o exame de urina é que esta seja colhida no Diagnost e em frasco apropriado oferecido pelo próprio Diagnosttório. Se isto não for possível, entregue o frasco no máximo duas horas após a coleta, tendo o cuidado de mantê-lo refrigerado em geladeira no intervalo entre coleta e entrega.

Preciso estar em jejum para colher o exame de fezes?

Não. E nem precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos tipos de exames de fezes. Para sua comodidade, é conveniente que o material seja colhido na sua casa, em frasco apropriado.

Exames que exigem o jejum só podem ser feitos pela manhã?

Nem todos, desde que a pessoa obedeça ao tempo estipulado de jejum.

Para fazer exame de sangue, o jejum é obrigatório?

Nem sempre, a depender do exame. Quando ele é obrigatório, o tempo de jejum depende do exame a ser realizado. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum enquanto que os exames de glicemia e de triglicérides exigem várias horas de abstinência.

A água "quebra" o jejum?

Não, porém convém tomá-la com moderação para que o seu excesso não interfira nos exames de urina.

Alimentação interfere no resultado de colesterol e triglicérides?

Sim, principalmente no exame de triglicérides. Se uma pessoa com triglicérides elevado adotar uma dieta rigorosa na véspera do exame, terá um resultado falsamente baixo. No caso de outra pessoa com triglicérides normais, se comer uma feijoada no dia anterior, apresentará um resultado falsamente alto. Assim, o jejum de 12 horas é importante para a coleta do sangue.

A bebida alcoólica altera os resultados dos exames?

Sim. No caso de triglicérides, qualquer dose de bebida alcoólica antes do exame é capaz de alterar os seus níveis e falsear o resultado. Deve-se, portanto, ficar 03 dias antes de realizar o exame sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

O esforço físico interfere nos exames Laboratoriais?

Em alguns exames, sim. Após esforço físico, testes como LDH, CPK e Triglicérides terão valores diferentes daqueles que a pessoa realmente possui.

Pode-se fazer exame de sangue menstruada?

Sim. É importante, contudo, que o seu médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado, pois diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual.

Durante a menstruação, pode-se fazer exame de urina?

Não. Deve-se fazer o exame fora do período menstrual. Porém, caso o exame seja urgente, a urina pode ser colhida sem problemas, realizando assepsia no momento do exame e fazendo uso do tampão vaginal para que o sangue não se misture à urina.

No caso de gripe, resfriado ou febre pode-se coletar sangue?

Não há problema. Alguns exames são solicitados em razão da febre para verificar se ela é proveniente de uma infecção.

Pode-se fumar antes de fazer um exame?

Não, para testes de agregação plaquetária, glicemia e curva glicêmica. Assim, no momento do exame, informe ao técnico da coleta.

Os remédios interferem nos exames Laboratoriais?

Sim. Desta forma, você deve informar, antes do exame, quais são os remédios que você está tomando. Para saber quais exames sofrem tais interferências entre em contato com o Diagnost.

Siga nossas Redes Sociais:


Assine a nossa Newsletter e fique por dentro
das novidades DiagnostLabora

Não encontrou o que queria?